quarta-feira, 28 de maio de 2008

Último dia em Dublin - 28/05

Hoje acordei bem cedinho também porque tinha combinado de encontrar com o Haroldo no centro, aqui pertinho, pra fazermos uma correria e vermos tudo que eu queria ver e ainda não tinha tido tempo.
*
Nos encontramos no Spike, que é um monumento que fica aqui na O’Connell Street e é um spike mesmo, mas imenso: de toda Dublin, você pode vê-lo e muita gente usa esse lugar como ponto-de-encontro.
*
O primeiro ponto que fomos visitar foi o Memorial de Oscar Wilde, que fica no Merrion Square Park e é gratuito. Lá há uma estatua dele e dois pequenos monumentos com as frases mais famosas gravadas neles.
*
Depois, fomos pro Museu Nacional de Dublin, que é muuuuito legal, tem muitas coisas achadas por arqueólogos aqui na Irlanda e também é de graça!!! Um milagre porque quase nada é de graça aqui...
*
Vi muitas coisas Vikings, Medievais e tinha até uma exposição temporária do Antigo Egito (Ieda, lembrei muito de você... rs...). Mas, claro, o que me interessou mesmo foram os achados do período celta que eles tem lá.
*
Infelizmente, não é permitido tirar fotos lá, mas eu, literalmente, chorei ao ver algumas das coisas que sempre vi em revistas e livros assim, ao vivo e a cores... Aliás, tem muitas horas em que eu choro aqui, de emoção, felicidade, uma sensação de sonho realizado, sei lá...
*
Quando saímos de lá, fomos pro Trinnity College ver o Livro de Kells (o famoso Book of Kells), que é uma exposição muuuuito legal, mas cara: €10. Mas é aquele negócio: tá no inferno, abraça o capeta... Eu tinha que ver isso estando aqui...
*
Lá, também não é possível fotografar nada porque, afinal, o Livro de Kells é do século 9 e até a iluminação no local onde fica a exposição é especial... Mas é um livro lindíssimo, todo trabalhado e, apesar de ser um livro que conta os evangelhos, é cheio de motivos celtas... Lindo, lindo, lindo...
*
Quando saímos de lá, fomos almoçar e correr atrás de umas coisinhas que eu tinha que comprar...
*
Depois, pegamos o Luas (que é tipo um fura-fila daqui, mas é de verdade, lindo, limpo e funciona muito bem, especialmente pelo preço que, se não me engano foi uns €2) e fomos pra Guinnes Storehouse.
*
Lá, a gente viu a exposição que conta como a Guinnes é preparada e a história da Guinness (que é um verdadeiro império aqui na Irlanda... Eu não imaginava que a coisa fosse tããããão foda). E se eu tinha achado a exposição anterior cara, essa foi um chute: €14. Apesar que, se você contar que isso dá direito a um pint de Guinness depois da visita, num bar redondo que é muito alto, com as paredes todas de vidro e te dá uma visão de 360º de Dublin, vale a pena... rs...
*
Íamos pro Castelo de Dublin, mas não deu tempo... TUDO aqui, em termos de atrações turísticas fecha às 17h e desistimos...
*
Mas não posso reclamar... Tudo que eu queria ver aqui em Dublin de verdade, eu vi e até muitas outras coisas que achei que não fosse conseguir ver, vi também...
*
Foi maravilhoso, amei essa cidade e já deu pra ver que os irlandeses são fofos (SEMPRE solícitos e prestativos com relação a informações e cavalheirismo)...
*
Amanhã, tô saindo daqui beeeeeem cedinho pra ir pra Killarney... Então, são 22h aqui e como eu e o Haroldo estávamos podres de taaaaaanto andar, pensamos em ir num pub, mas desistimos... Vamos deixar a minha despedida de Dublin pro ultimo dia mesmo, qdo eu voltar a Dublin pra pegar o vôo...
*
Portanto, tô indo dormir daqui a pouco (é, Silvio, eu to mesmo parecendo uma "véia"... rs...), mas espero que de tudo certo amanhã e eu tenha boas notícias pra contar pra vocês quando chegar a Killarney...

Bjo procês!

2 comentários:

Turca disse...

Shhhh,não fale em cerveja Guiness, é a minha preferidaaaaaa!!!! Su, mal posso esperar para ver as fotos ilustrando todos estes lugares maravilhosos que vc descreve!
Um beijo e a Linda está fazendo o trabalho direito no Brasil, viu?

Super abraço!
Ana

Unknown disse...

Hahahahahahahaha...
Liga não. Algumas vezes eu tb ficava podre e só pensava em dormir...
Mas qdo tomar "uminha" levante o copo e lembre-se de mim.
Bjs