sexta-feira, 23 de maio de 2008

1º Passo - O Passaporte

Bom, como eu já disse, eu nunca tinha ido a nenhum país onde o passaporte fosse necessário e esse deve ser o 1º passo... Pode parecer besta, mas vou explicar assim por cima e incluir aqui as respostas que achei para algumas dúvidas que eu tinha...
*
Para solicitar o passaporte, o procedimento é bem fácil... Pode ser que a coisa mude em breve, então, se você está usando meu blog como guia e faz tempo que escrevi, informe-se... Mas, vamos lá...
*
Para requerer o passaporte, basta acessar o site da Polícia Federal (isso no meu caso, que não tenho dupla cidadania, etc): http://www.dpf.gov.br/. Lá você vai preencher a solicitação com seus dados, agendar a sua ida ao posto da Polícia Federal escolhido e imprimir uma guia para o pagamento da taxa de solicitação.
*
Para algumas localidades, é possível agendar o atendimento pela Internet e, claro, antes disso, você deve pagar a taxa (que pode ser também pela Internet) e organizar todos os documentos solicitados (RG, CPF, comprovantes de que você votou nas últimas eleições, etc). E esse agendamento funciona mesmo...
*
A cabaça aqui achou que esse agendamento seria já para a retirada do passaporte, mas aí, quando cheguei lá é que vi que seria somente para tirar a foto (sim, com isso você não gasta - eles tiram uma foto digital) e recolher as impressões digitais... Então, eles dão uma nova data para você voltar ao posto e retirar seu passaporte... Não me lembro bem do prazo, mas deve ter sido algo em torno de 15 dias no máximo...
*
E é só... Pronto! Com o passaporte em mãos é que a correria começa... rs...

Nenhum comentário: