sábado, 24 de maio de 2008

Ah! O visto...

Bom, os posts de hoje serão meio corridos porque são 11h30 e vou sair daqui às 13h pra ir pro aeroporto... Mas tem algumas informações importantes "pré-viagem" que eu queria postar aqui, pra quando chegar lá escrever somente sobre a viagem mesmo...
*
E eu tinha me esquecido de escrever logo sobre o visto pra Irlanda, uma coisa que me preocupou muito...
*
Conforme descrito num site do governo federal (e esse eu não me lembro qual - me desculpem), o mais indicado é procurar a Embaixada ou Consulado do país pra qual você vai e fui procurar... Pelas pesquisas no Google, vi que havia um Consulado da Irlanda em SP e liguei para me informar, mas esse consulado estava desativado e uma gravação dizia para entrar em contato com a Embaixada em Brasília...
*
E decidi tentar enviar um e-mail antes de ligar... Caso não me respondessem, eu ligaria, mas me responderam...
*
Perguntei o que era necessário para obter um visto de turismo para a Irlanda, se era possível obtê-lo aqui, pois tinha lido em alguns sites que o visto de turismo não era necessário para brasileiros por um período de permanência de até 3 meses, se não me engano...
*
A pessoa que respondeu confirmou essa informação, mas não é que o visto não existe... É que ele é dado lá, quando você chega ao país, dependendo de algumas coisas que você deve apresentar ao chegar lá...
*
Me disseram que eu devia apresentar:
- As passagens de ida e de volta;
- Os comprovantes de reserva de hospedagem (que o pessoal do Albergues da Juventude me forneceria);
- Comprovantes de que você pode se manter no país durante sua estadia (que, no meu caso, vou levar o cartão de crédito internacional com a última fatura, o comprovante da compra de euros e, claro, os euros ao vivo e a cores);
- Um seguro de viagem internacional;
- Um comprovante de que você tem que voltar ao Brasil (eu vou levar uma declaração do meu trabalho, escrita em Inglês, claro, em papel devidamente timbrado e a minha carteira de trabalho, com as férias marcadas);
- Passaporte com pelo menos 6 meses de validade.
*
Dá um puta medo de algo dar errado, né? Mas se não tem jeito, não tem jeito... Vamos encarar... rs...

Nenhum comentário: