segunda-feira, 9 de junho de 2008

Ida ao Giant's Causeway - 05/06

Acordei morreeeeendo de fome, já que ontem, não tinha conseguido comer nada de sustância, graças ao horário anormal que as coisas fecham em Bushmills. Então, me troquei logo e saí pra tomar café lá pelas 8h15, já que estava planejando pegar o ônibus das 8h50 para o Giant's Causeway. Mas quando saí pra rua, ainda estava tuuuudo fechado. Só havia uma lojinha aberta ao lado de um coffe shop e entrei para perguntar se eles sabiam a que horas o coffe shop abriria e me informaram que somente após às 9h.
Como eu estava com muita fome e ia precisar mesmo de um café reforçado, decidi voltar ao albergue e me informar se era possível ir ao Giant's Causeway a pé, já que pelo timetable o ônibus até lá demorava somente 5 min, mas depois do ônibus das 8h50 só havia outro às 11h15; e me informaram que sim, que eu deveria ir pela trilha ao lado da estrada de ferro, mas era era uma reta só e levaria uma meia hora de caminhada.
Quando o coffe shop abriu, fui tomar café e decidi experimentar o "irish breakfast" tradicional, mas que em Bushmills chamam de "ulster breakfast" (já que é Irlanda do Norte), mas é exatamente o mesmo que o "irish breakfast": um tipo de linguiça, bacon, ovo, cogumelos, panqueca, dois tipos de pão, café ou chá e leite. E acreditem: comi tudo!
Depois disso, coloquei o pé na estrada e fui pro Giant's Causeway. Quando vi a primeira indicação, era de duas milhas até lá, o que eu acho que são cerca de quatro kilômetros, mas, bom, depois desse café, eu tinha muitas calorias para gastar e como não tinha nada pra fazer na cidade mesmo, tinha o dito todo pra chegar.
A estradinha que corria ao lado na estrada de ferro era linda... Acho que é o tipo de coisa que a gente não se esquece até morrer... Fui andando e admirando tudo, mas era bem meio de mato mesmo... A única coisa que me tranqüilizava de andar por lugares assim era saber que na Irlanda não existem cobras... rs...
Chegue ao centro de visitação do Giant's Causeway quase uma hora depois de deixar o centro de Bushmills, mas valeu a pena. O centro de visitação era super bonitinho, com algumas lojinhas e lanchonetes e decidi dar uma olhada em tudo antes de ir ver o parque mesmo. Então, descobri que era possível ver um filminho sobre o local que custava ₤1 e paguei para ver. Era um filme de somente 12 minutos, mas falava da lenda do gigante e da explicação geológica sobre a formação das rochas... Então, fui andar pelo parque, que era mais uma boa caminhada de 30 minutos no total.
Eu não sabia, mas além das pedras hexagonais e da bota do gigante, existem outras formações rochosas relacionadas com a lenda e são paisagen liiiindas demais. Mas quando cheguei ao caminho do gigante mesmo, não podia acreditar que euzinha estava lá, pisando naquelas pedras que admirei tanto tempo pelas fotos da Internet... É realmente impressionante como formam um chão que parece um piso construído por alguém... Mas o parque é formado por umas 3 praias e somente numa delas existem essas pedras hexagonais. É menor do que eu sempre pensei, mas ainda assim, valeu muito a pena.
Depois, andei pelo restante do parque que é aberto à visitação (pois algumas partes são fechadas em função do risco de deslizamento), tirei muitas fotos e em alguns pontos sentei nuns banquinhos que são colocados em pontos estratégicos para admirar as paisagens... Lugares como esse servem como prova da existência de Deus pra mim, viu...
Então, depois de ter ido até onde era possível, voltei pro centro de visitação, comprei algumas lembrancinhas e fui pegar o ônibus de volta para Bushmills, afinal, já tinha andado a minha cota do dia...
Cheguei em Bushmills em menos de 5 minutos e passei num mercadinho para ter o que comer no café da manhã no dia seguinte. Voltei pro albergue, deixei as coisas correndo e fui tentar ver as lojinhas que ainda estavam abertas enquanto era tempo, pois já eram mais de 16h.
Acabei achando um sebo muito legal e comprei um livro chamado "Complete Irish Mithology" que é um calhamaço, por apenas ₤5 e também comprei pra Linda um livro sobre os índios norte-americanos por ₤2,50. Nem sabia se iam caber na mala, mas era uma pechincha... Não resisti...
Depois passei numa lanchonete que ainda estava aberta (pois os coffe shops já estavam fechados), comprei "nuggets & chips" (que também é bem popular aqui, mas o molho barbecue é super apimentado...) e fui comer no albergue, já que não tinha onde comer na lanchonete.
Voltei, comi, tomei um banho, vi um pouco de TV, conversei com duas senhoras australianas que estavam no mesmo quarto que eu e fui dormir cedo, pois no dia seguinte, teria que pegar o ônibus das 7h45 para Coleraine e tentar voltar para Dublin.