segunda-feira, 9 de junho de 2008

Day Tour para Inishmore - 03/06

Bom, antes de tudo, queria pedir desculpas por estar escrevendo esse post com tanto atraso e já no Brasil, mas no dia desse passeio, eu cheguei ao albergue depois das 18h, tomei um banho, fui comer algo e quis sair pra me despedir de Galway, que foi a cidade que mais gostei... Se algum dia eu puder ir à Irlanda para estudar Inglês, quero que seja em Galway...
*
Mas, falando do Day Tour - que não era bem um Day Tour porque não tinha guia saindo de Galway-, foi um passeio muito legal... Eu tinha agendado o passeio no dia anterior e esse passeio não era possível agendar no albergue, então, agendei numa agência que ficava na praça central. E, na verdade, o que dava pra comprar aqui era somente o ônibus até Rossaveal e o barco (que eles chamam de ferry) até Inishmore. Ambos, juntos, se não me engano, custaram €32 e, chegando lá, podia-se optar por comprar um ticket para a tour com um guia (por €10) ou alugar uma bicicleta para andar pela ilha. Foi um passeio bem caro, mas eu não queria deixar de ir...
*
Então, peguei o ônibus em Galway às 9h30 e fui para Rossaveal. Chegando lá, o barco partia às 10h30 e demorava pouco mais de meia hora para chegar até Inishmore. E quando chega-se à ilha, já tem dezenas de vans esperando os turistas que quiserem fazer a tour com guia. E é claaaaaro que eu decidi pela tour com guia, não só pelas informações históricas e lendas que esses caras passam, mas também porque não estava a fim de me perder na ilha de bicicleta, correr o risco de não conseguir chegar às atrações e ainda ficar podre... rs... O preço disso é que na van onde eu estava, a média de idade era de uns 65 anos... rs...
*
Mas, enfim... Primeiro, o guia falou informações da ilha, que tem uma população de somente 760 pessoas, duas escolas primárias e uma secundária, um banco (que só funciona 2 vezes por semana) e um posto policial que tem três guardas... rs... Tudo bem que a polícia aqui nem tem armas, mesmo em Dublin, mas somente três guardas parece uma piada pra um brasileiro... rs... A principal língua em Inishmore é o Irlandês, mas as pessoas que recebem os turistas falam Inglês, claro...
*
O primeiro ponto onde paramos foi Dún Aonghasa, que é um forte de pedra pré-histórico num lugar muuuuito alto. Lá paga-se €2 para poder chegar ao forte, mas o preço não é nada perto da caminhada... rs... Só que a vista lá de cima vale a pena, pois o forte fica num local que você vê uns Cliffs também... Muito bonito mesmo...
*
Depois, voltei à vila onde a van nos deixou, comi alguma coisa e partimos para ver o resto da ilha. Lá, vê-se muito umas casinhas pequenas que eu não sabia pra que serviam, então, o guia me disse que são casinhas que as pessoas constroem quando vêem um leprechaun no local e fazem as casinhas para eles... Pena que não consegui fotografar nenhuma...
*
E, então, paramos de novo somente no local que é chamado de Seven Churches, um antigo monastério (se não me engano do século 8), onde, originalmente, haviam - claro - sete igrejas, mas que hoje você só consegue ver as ruínas de duas delas.
*
Então, a van voltou pelo outro lado da ilha, por umas paisagens lindas, e chegamos ao porto bem antes do horário previsto pra volta do barco. Então, dei uma enrolada no porto, vi umas lojinhas, sentei num restaurante e bebi algo e tomei o barco para volta.
*
Quando chegamos ao porto, o ônibus se atrasou uma meia hora e o motorista pediu mil desculpas pelo atraso, em função de um problema que ocorreu na estrada.
*
Chegando em Galway, como os brasileiros já tinham ido embora e eu não encontrei o pessoal com quem tínhamos saído no dia anterior, acabei combinando de ir a um pub com uma das italianas que conheci no barco e que estavam no mesmo quarto que eu, a Irene. Fomos ao mesmo pub do dia anterior e nesse dia eu achei que ia catar um irlandês que veio conversar comigo... Mas, bom, eu estava passeando e ele só estava fazendo um happy hour... Quando o pub começou a expulsar a gente, ele não quis dar uma esticadinha pro club comigo e com a Irene... Então, fomos pro "late" club, mas acabamos voltando pro albergue antes das 1h30 porque no dia seguinte eu tinha que ir para Bushmills e ainda não sabia bem como faria pra chegar lá...

Nenhum comentário: